quinta-feira, 24 de maio de 2012

2 Coelhos





 




Primeiro longa-metragem de Afonso Poyart inova ao utilizar elementos visuais em um filme de ação tipicamente brasileiro com um desfecho surpreendente.

 

Após aparentemente ter perdido sua mulher e filhas em um acidente, ser julgado por isso e condenado, Edgar (Fernando Alves pinto), retorna ao Brasil após passar um tempo em Miami com um plano para desarticular a corrupção brasileira. No meio desse processo ele se envolve com Julia (Alessandra Negrini), que se torna sua aliada. Infelizmente nem tudo sai como o esperado.

 

Afonso Poyart resolveu inovar em seu primeiro longa. Construiu um enredo de suspense e ação que se diferem dos produzidos atualmente no Brasil e também não seguem a estética hollywoodiana. 2 coelhos têm estilo próprio e o diretor Afonso Poyart utiliza referencias visuais na obra, instituindo ao filme uma estética diferenciada.

 

Lançando mão de elementos de animação, entre outros elementos gráficos, Poyart construiu um roteiro não linear e narrativo em flashback com um enredo forte e a sucessão rápida de planos, o que da ao filme uma dinâmica interessante.

O roteiro também escrito por Afonso Poyart construído de forma não linear e narrativa em flashback evidencia uma aparente quebra de continuidade na narrativa. Fato este que aliado à direção ágil que imprime ao longa resulta em um filme reflexivo com diversos sub-plots que se interligam entre si em um dado momento do longa. Poyart utiliza-se da montagem paralela para englobar os diversos sub-plots que o filme apresenta.

 

O enredo ágil e dinâmico como já dito acima, usa e abusa de palavras de baixo calão em seus diálogos e de situações em que faz uma leve sátira ao próprio cinema atual, seja ele brasileiro ou não. Com diversos enredos que se entrelaçam entre si.

A sucessão rápida de planos se encaixa perfeitamente no enredo contribuindo para os já citados dinamismo e agilidade presentes no longa. Além disso, o roteiro diferenciado e a montagem fazem o filme tomar a forma que possui.

 

O narrador over se faz presente no filme através dos pensamentos do personagem Edgar (Fernando Alves Pinto) que acaba por interligar o enredo ao espectador.

 

No elenco (que estão todos em atuações potentes), destaca-se Fernando Alves Pinto (Edgar), um papel particularmente difícil devido aos malabarismos do roteiro.

 

Alessandra Negrini também se destaca como a promotora pública Julia.

Caco Ciocler se sobressai na trama (sobretudo no terceiro e ultimo ato). Também se destacam Marat Descartes, o bandido Maicon, Neco Villa Lobos como o advogado picareta Henrique, marido de Julia (Alessandra Negrini) e Roberto Marchese como o deputado federal Jader.

 

 

O resultado de 2 Coelhos é extremamente positivo. Afonso Poyart bebeu de todas as fontes possíveis e mesmo assim conseguiu imprimir a sua marca em seu longa de estreia. O filme possuiu uma crítica à política subtendida no seu enredo. 2 coelhos é uma grata supressa no atual cenário do cinema brasileiro, inovando pela maneira de trabalhar elementos já utilizados anteriormente.

 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário