terça-feira, 9 de junho de 2015

Top Five: Meu aniversário




Resolvi ressuscitar o blog por um motivo bem especial. Hoje é meu aniversario e eu aproveitei os últimos minutos dos meus 22(finados) anos para elaborar um divertido top Five- calma gente , não é o do CQC- pra vocês saberem os meus gostos culturais – entre música , filmes, seriados e livros. Afinal, como os personagens de Nick Hornby, acredito ser possível definir a personalidade de uma pessoa através de seus gostos.



- Filmes:

5) “Escola de Rock” (Richard Linklater, 2001)

Esse é a minha lembrança mais remota de um filme marcante- ao lado do delicioso “Mudança de Hábito”. Sempre fui apaixonado por musica,e ter nesse filme um professor doido e adorável que liberta seus alunos através do rock n´rool é maravilhoso , divertido , com direito a cantar a plenos pulmões a trilha sonora e me divertir com as peripécias do professor interpretado por Jack Black e seus alunos.

4) “Os Incompreendidos” (François Truffaut, 1959)

Um dos principais expoentes da Nouvelle Vague Francesa, trata da estória de Antoine , alter-ego do diretor que como ele foi um incompreendido em todas as esferas sociais: Na escola , na família... Antoine não se encaixava, precisava de afeto e ele encontrou esse afeto na sétima arte. Se faltou afeto a vida do diretor- e consequentemente do personagem, François Truffaut soube deixar nesse filme doses extras de ternura , afeto e amor aos seus iguais. Além disso, possui uma delicadeza comum ao cinema oriundo da frança.

3) Cazuza- O Tempo Não Para(Sandra Werneck e Walter Carvalho, 2004)
Esse foi daqueles filmes “pontos de virada”. Lembro que me apaixonei pela obra do artista, a genialidade e a rebeldia do poeta exagerado. Minhas cenas favoritas do filme são a do encontro com os barões , o rock in rio 1985 e a cena belíssima da composição de “Eu Preciso Dizer Que Te Amo”. Já sei as cenas de cor e salteado.

2) O Lado Bom da Vida(David O. Russel, 2012) e Rock Brasília – A Era de Ouro(Vladmir Carvalho,2011)

Tive que infligir a regra e dividir esse tópico do top Five em 2. O lado Bom da Vida é – principalmente o Pat(Bradley Cooper) é meu espelho em tantos momentos. Na sinceridade cortante, a intensidade , de se sentir bem e confortável na própria pele, sem vergonha de ser ele mesmo. Pat me representa!

“Rock Brasília” foi uma experiência única. Poder mergulhar a fundo na trajetória da  Legião Urbana e do Capital Inicial nesse fidelíssimo documentário. Um retrato de uma época onde se tinha ideais artísticos e sociais, onde os jovens tinham ideais. Sabe aquela frase nasci na época errada? Então bem isso. Esse filme é fúria , amor, história e musica.

1) Quase Famosos(Cameron Crowe , 2000)

Escolher só um filme do Cameron Crowe é covardia. Todo mundo sabe do meu amor pelo diretor, que rendeu até um fan film. Escolhi “Quase Famosos” não só porque foi o meu pontapé inicial na filmografia dele mas também porque ele sintetiza o que o amar e perseguir um sonho acima de tudo. William, o protagonista do filme e alter-ego de Crowe ama a musica e cresce ao meio de uma turnê de uma banda de rock, onde descobre a si mesmo numa viagem regada a sexo, drogas e rock n´rool. Esse filme representa o sonho, mas não só o sonho do William, é o sonho de todos nós fãs de rock que queriam ter a oportunidade de viajar com sua banda favorita.

-Música

5) Oasis

Eles podem ser presunçosos, arrogantes mas são encantadores e talentosos. A banda liderada pelos irmãos Liam e Noel Gallagher atravessa gerações representando os amores, anseios e desejos de jovens de todas as idades. “Wonderwall”, “Supersonic”, Live Forever”, Songbird, “Don´t go away, Champagne Supernova e “Stand By Me” estão entre as minhas favoritas da banda. Eu espero que eles parem logo de besteira e retomem a banda logo.

4) Marilyn Manson

O meu amor maior. Eu amo, entendo e me identifico com ele e sua musica. Através de metáforas ele critica os dogmas vigentes na sociedade como a escola, religião e família. Nas suas letras ele expressa toda a minha indignação com a sociedade e sua hipocrisia que tenta nos encaixar em rótulos e ditar regras. Não posso escolher uma música só então, vou escolher um álbum: Mechanical Animals.

3) Legião Urbana, Barão Vermelho, Cazuza e Renato Russo

Dividi de novo esse item porque pra mim essas são as bandas que melhor representam não só a minha pessoa ,mas é o retrato de uma geração.

A Legião é minha vida. Suas musicas são meu reflexo pela linguagem as vezes direta, as vezes através de metáforas. Tempo Perdido, Pais e Filhos, Metal Contra as Nuvens, Eduardo e Monica, Faroeste Caboclo, O Teatro dos Vampiros, Quase sem Querer e Mais uma Vez –essa da carreira solo de russo falam diretamente pra mim.

O Barão Vermelho e o Cazuza tinham – e ainda tem , com Frejat liderando a banda, uma particularidade muito interessante. Conseguiam retratar com delicadeza e romantismo os anseios , dores e amores de todas as gerações.

Minhas favoritas barão com Cazuza: Bete Balanço,Maior Abandonado, Rock em geral, pro dia nascer feliz ,Billy negão,subproduto de rock, todo o amor que houver nessa vida e blues do iniciante.

Cazuza Solo: O tempo não para , ideologia, exagerado, blues da piedade, faz parte do meu show, Ritual, Medieval 2 , Eu preciso dizer que te amo, Um trem pras estrelas e culpa de estimação.  

2) Elis Regina

A pimentinha é a maior cantora brasileira. E ainda hoje mais de 30 anos após sua partida ela continua reinando absoluta na musica brasileira. Elis conseguia unir doçura, energia , fúria e dramaticidade ao cantar.

Minhas canções favoritas: Águas de Março, tinha que ser com você, arrastão, redescobrir , alô , alô marciano, agora tá e o bêbado e a equilibrista.

1) Rita Lee

A rainha soberana do rock brasileiro. Lembro exatamente da primeira vez que a vi – eu tinha 11 anos e fiquei hipnotizado pelos seus cabelos vermelhos. Rita consegue unir o rock roll com um humor e irreverência únicos. Além disso, ela passeia por todos os gêneros musicais , sem deixar o rock de lado.

Meus favoritos:  A DISCOGRAFIA INTEIRA, IMPOSSÍVEL CITAR SÓ UMA.


- Livros


5) On the Road

A bíblia  do movimento beat é um ode a liberdade e o retrato da juventude  e a experimentação dos anos 50. Drogas, sexo, descobertas , musica e jazz estão nesse livro representado por personagens encantadores. Uma coisa é fato:  Dean Moriarty é o nosso anti herói favorito da literatura.

4 )Neuromancer

A obra prima cyberpunk de William Gibson me deixou com varias pulgas atrás da orelha mas certamente é marcante pela construção da Matrix(o ciberespaço) , por colocar elementos como o baixo nível de vida, clinicas clandestinas, personagens enigmáticos e tridimensionais. Todos os hackers ou amantes de tecnologia são um pouco como Case, tornando fácil a identificação com o personagem.  


3) Cazuza- Só as Mães são  Felizes

O Livro que inspirou o filme “Cazuza- O Tempo Não Para” retrata com muito mais fidelidade o que foi Cazuza, o filho amado e carinho, a rebeldia, os amores , a descoberta artística, a coragem em se assumir com AIDS em uma época extremamente preconceituosa e o amor extremado de uma mãe, Lucinha Araújo que não entregou os pontos nem após a morte do filho.

2) Fugalaça 

Satine, alter-ego da escritora Mayra Dias Gomes é uma adolescente em busca de um lugar pra chamar de seu, de alguém que possa preencher os vazios deixados pela morte prematura de seu pai. Há dor , há descoberta, coragem, compaixão , há verdade em Fugalaça. Satine tenta sobreviver ao inferno particular da adolescência, enfrentando dilemas típicos dessa fase, sem ter sarado antigas feridas.  Esse livro é especial pra mim, pois me trouxe a amizade da Mayra, amizade esta que eu valorizo muito.


1)    Feliz Ano Velho

O primeiro livro que falou diretamente pra mim, quase como um reflexo de mim. É o retrato de Marcelo Rubens Paiva após sofrer um acidente. É também a lembrança da sua juventude ate ali com a camaradagem, o amor, sexo, drogas e musica como elementos principais. Além disso, o livro que impressiona pela liberdade narrativa, linguagem coloquial, é também a visão de Marcelo sobre o desaparecimento de seu pai, o deputado Rubens Paiva, desaparecido durante o período negro que foi a ditadura militar.



  -Seriados


5) The O.C

Simplesmente porque a série teen mais verdadeira dos últimos 10 anos. Trata do jovem sem pudores, abordando temas como sexo , drogas, bullying, sexualidade, segundas chances,cultura pop  e família. E o melhor do seriado é a relação entre os irmãos adotivos Ryan  e o nerd Seth Cohen. Devo ao Seth a descoberta do meu lado nerd. The O.C é sobre família e  diferenças sociais. A primeira temporada vale pela série toda.





4) Keeping up With the Kardashians

Ué , reality Show? Eu não vejo diferença entre série ficcional e reality, pra mim é tudo uma coisa só. A única diferença é que os personagens existem. Eu amo a família Kardashian/Jenner. As brigas , as festas, as reconciliações, a carreira das kardashians/jenners , Khloe , a minha favorita e é claro, a momanager Kris e o seu “Kardashian Brand”.





3) Elementary

A versão moderna do Sherlock Holmes se passa na Nova York atual. Além de ter o excelente ator Jonny Lee Miller que construiu um detetive excêntrico, cheio de manias , frases de efeito, inteligente e com um humor ácido(tão eu). Elementary impressiona não só pela capacidade de dedução do personagem e como os pequenos detalhes fazem a solução do caso. A química entre Miller e Lucy Liu que faz a doutora Watson- uma versão feminina do parceiro do detetive, é deliciosa de assistir como os dois personagens antagônicos se completam.

  


2)    Entourage

Uma série sobre amizade e sobre a carreira em Hollywood. Um ator que leva a sua entourage de amigos enquanto precisa lidar com a industria e todos os aspectos do show buissness. Um buraco na fechadura sobre como são feitos os negócios na terra do cinema. Além disso, aborda a amizade masculina, o bromance com todos os aspectos que isso trás, piadas sujas, mulheres, drogas, sexo , festas e humor ácido.


1)    Californication

Livremente inspirada no escritor Charles Bukowski, Californication nos apresenta a Hank Moody , um escritor envolto em uma vida de vícios como sexo , drogas e a maldita falta de inspiração enquanto tenta se livrar do bloqueio criativo e retomar relações com a filha e a ex-namorada. Uma série despudorada em todos os sentidos.







Menções Honrosas

Filmes: Pearl Jam Twenty, We Bought a Zoo, Boyhood, Whiplash, A Teoria de Tudo , X-men: Primeira Classe e Hackers: Piratas de Computador, Um Lugar Qualquer, Intocáveis, Procura-se Amy, Gênio indomável.

Séries: Charmed, Alias, Ray Donavan

Música: Maria Rita , Nenhum de Nós, Beatles, Pearl Jam, Emicida, Eminem, Charlie Brown Jr, The Who, Coyote Shivers,Capital inicial, Beady Eye e The Pretty Reckless.


Livros: Misto Quente, Flores do Mal, Cartas na Rua, Mil e Uma Noites de Silêncio e Feérica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário