terça-feira, 8 de março de 2011

Cisne negro



Eu esqueci de contar no outro post , mas eu estou fazendo Faculdade de Produção Audiovisual-Cinema , e o meu professor de fotografia , recomendou que nós assistíssemos o filme Cisne Negro.
Eu assisti e embaixo segue a critica .



Cisne Negro ( Black swan , no original ) é um filme do genêro drama lançado em 2010 nos Eua e 4 de fevereiro de 2011 no Brasil.

O filme conta a historia de Nina Sayers (Natalie Portman), uma bailarina de 28 anos , extremamente dedicada ao balé.
Ela mora com sua mãe , erica ( barbara hershey) , uma bailarina aposentada , que incentiva a ambição da filha , ao mesmo tempo que a cria em uma redoma de vidro , não permitindo que seja livre.
A grande chance de Nina , acontece quando o diretor da compania , decide substituir a bailarina Beth Maclntyre (Winona Ryder) , uma bailarina prestes a se aposentar na apresentação da temporada , ´´ Lago dos Cisnes´´.

O diretor Thomas Leroy ( Vincent Cassel) , não tem duvidas da capacidade de nina de encenar o cisne branco , porém , ele precisa de uma bailarina que possua uma ambiguidade capaz de encenar o cisne branco , com doçura e sensibilidade, quanto o cisne negro com malicia e sensualidade.
Nina é a escolha perfeita para encarar o cisne branco , porém uma nova bailarina lily ( Milla Kunis) é a própria personificação do Cisne Negro.

Elas desenvolvem um a amizade conflituosa e Nina precisa enfrentar muitos obstáculos , incluindo disturbios alimentares, assedio sexual e seus medos para brilhar.

O roteiro é bem amarrado e muito bem desenvolvido, se libertando do velho clichê, comum nos filmes com esse tema.

A direção de Darren Aronofsky é provocante , ele desafia o telespectador a pensar , através dos elementos do filme , sobretudo da atuação de Portman (que lhe rendeu oscar de melhor atriz.)

E sua quimica com Mila Kunis e Vicent Cassel , fazendo do trio protagonista uma explosão de quimica.

Na fotografia do filme , realizada por Matthew Lebartique é prodominante uso de sombras que remete a atmosfera do filme , por vezes sombria.

A trilha sonora é uma aliada da fotografia neste filme , de modo que a trilha se modificava , quando a fotografia mudava de posição. vale resaltar também o uso de plano comum(sem cortes) e plano-sequência(com cortes) , que se alternavam.





Nenhum comentário:

Postar um comentário