sábado, 19 de março de 2011

Meu nome não é johnny



Meu nome não é Johnny é um filme biográfico de 2008, que conta a historia de João Guilherme estrela (Selton Mello), um jovem de classe media que nos anos 80, passou de um frequente usuário de drogas a um traficante internacional, procurado pela policia.
O filme dirigido por mauro lima com roteiro baseado no livro de Guilherme fiúza, conta a historia de João Guilherme, desde adolescência até a prisão por tráfico de entorpecentes.
A o seu lado estão Laura (Rafaela Mandelli), Julinho (Ângelo Paes leme) e principalmente Sofia (Cléo pires), garota enigmática por quem se apaixona e embarca nessa aventura.
O filme traça um panorama da geração 80 com fidelidade e sem forçar a barra, se apoiando apenas na historia, roteiro, direção e atores.
Àlias por falar em atores todos se saíram muito bem. Nem preciso falar que Selton arrebentou mais uma vez, sabendo fazer a transição das fases do personagem muito bem.
A direção e os roteiristas merecem aplausos por fazer um filme que falasse de drogas, sem usar e abusar da violência, fato comum nos filmes que abordam o tema drogas.
Existe violência sim, mas só quando necessária, não é gratuita.
A atriz Cássia Kiss merece um destaque especial por sua passagem rápida, mas marcante como a juíza que julga João Guilherme.
Em nenhum momento o filme procura julgar os atos de seu protagonista e nem passar lições de moral. É um filme excelente, onde tudo está em perfeita sincronia.
Um retrato fiel da chamada geração perdida.

quarta-feira, 9 de março de 2011

O turista



O Turista (the tourist, no original) é um filme de ação e suspense e ação de 2010, protagonizado por Angelina Jolie e Johnny Depp.

Trata-se de um remake do filme Francês Anthony Zimmer. O filme conta a historia de Elise Ward (Angelina Jolie), uma mulher que é perseguida pela policia por ser cúmplice de um ex-amante, Alexander Pearce.

Alexander lhe envia uma carta com instruções expressas para escolher um sósia para despistar a policia. Elise segue as instruções e dentro do trem conhece Frank Tupelo (Johnny Depp), um simplório homem. Frank é para elise o sósia perfeito. Elise então o seduz. porém frank se apaixona por ela e resolve ir a o seu encontro.

O filme parece ser feito especialmente para unir Angelina e Johnny, pois é através da atuação deles que o filme caminha, e não do roteiro como normalmente acontece.

O engraçado é que Angelina não foi à primeira opção para encenar elise, mas sim Charlize Theron. Eu realmente não consigo imaginar outra atriz encarnando elise. Por quê? Porque eu arrisco dizer que Angelina é a única atriz que encarna heroínas em filmes de ação, e não as mocinhas que precisam ser salvas pelo herói como é comum nos papeis designados a mulheres nos filmes do gênero.

E Johnny Depp, versátil ao encenar tipos fora do comum. Ele e Angelina possuem uma química eletrizante.

O filme já merece destaque por unir dois dos melhores atores de Hollywood, união essa há muito tempo esperada. O roteiro abusa de uma serie de clichês predominantes em filmes de ação, mas a atuação de Angelina e Johnny torna isto quase imperceptível.

Os belos cenários, sobretudo Veneza na Itália, aliada a fotografia em que predominava planos-sequência, ao roteiro que apesar dos clichês, consegue se sobressair com idéias presentes nas entrelinhas.

A direção magnífica de Florian Henckel Von Donnersmarck, que confere ao filme uma narrativa ágil e a atuação maravilhosa de Angelina e Johnny, que possuem uma explosão de química fazem do filme imperdível justificando as indicações de melhor filme de comedia ou musical, melhor atriz para Angelina e melhor ator para Johnny.

Não se sagrando vencedor em nenhuma das três categorias é uma tremenda injustiça, pois é um excelente e isto é mérito de quatro pessoas: Angelina, Johnny, o diretor Florian Henckel Von Donnersmarck e do diretor de fotografia John Seale.

terça-feira, 8 de março de 2011

Cisne negro



Eu esqueci de contar no outro post , mas eu estou fazendo Faculdade de Produção Audiovisual-Cinema , e o meu professor de fotografia , recomendou que nós assistíssemos o filme Cisne Negro.
Eu assisti e embaixo segue a critica .



Cisne Negro ( Black swan , no original ) é um filme do genêro drama lançado em 2010 nos Eua e 4 de fevereiro de 2011 no Brasil.

O filme conta a historia de Nina Sayers (Natalie Portman), uma bailarina de 28 anos , extremamente dedicada ao balé.
Ela mora com sua mãe , erica ( barbara hershey) , uma bailarina aposentada , que incentiva a ambição da filha , ao mesmo tempo que a cria em uma redoma de vidro , não permitindo que seja livre.
A grande chance de Nina , acontece quando o diretor da compania , decide substituir a bailarina Beth Maclntyre (Winona Ryder) , uma bailarina prestes a se aposentar na apresentação da temporada , ´´ Lago dos Cisnes´´.

O diretor Thomas Leroy ( Vincent Cassel) , não tem duvidas da capacidade de nina de encenar o cisne branco , porém , ele precisa de uma bailarina que possua uma ambiguidade capaz de encenar o cisne branco , com doçura e sensibilidade, quanto o cisne negro com malicia e sensualidade.
Nina é a escolha perfeita para encarar o cisne branco , porém uma nova bailarina lily ( Milla Kunis) é a própria personificação do Cisne Negro.

Elas desenvolvem um a amizade conflituosa e Nina precisa enfrentar muitos obstáculos , incluindo disturbios alimentares, assedio sexual e seus medos para brilhar.

O roteiro é bem amarrado e muito bem desenvolvido, se libertando do velho clichê, comum nos filmes com esse tema.

A direção de Darren Aronofsky é provocante , ele desafia o telespectador a pensar , através dos elementos do filme , sobretudo da atuação de Portman (que lhe rendeu oscar de melhor atriz.)

E sua quimica com Mila Kunis e Vicent Cassel , fazendo do trio protagonista uma explosão de quimica.

Na fotografia do filme , realizada por Matthew Lebartique é prodominante uso de sombras que remete a atmosfera do filme , por vezes sombria.

A trilha sonora é uma aliada da fotografia neste filme , de modo que a trilha se modificava , quando a fotografia mudava de posição. vale resaltar também o uso de plano comum(sem cortes) e plano-sequência(com cortes) , que se alternavam.





quinta-feira, 3 de março de 2011

1972



´´ 1972´´ , é um filme do Gênero romance lançado em 2006.

O filme conta a historia de Julia ( Dandara Guerra) , uma jovem jornalista de classe alta , que tenta emplacar uma materia sobre música no jornal onde trabalha, mas não é ouvida por sua editora , Dona Iracy(Luise Cardoso) .

Sua chefe lhe aconselha , a procurar um emprego onde ela tenha espaço para escrever sobre música.
Julia então aceita um emprego de secretaria e eventual jornalista freelancer de um jornal a beira da falência de seu amigo Guti (Lucio Mauro Filho) , para buscar inspiração , ela vai assistir ao documentario ´´ Gimme Shelter ´´ dos Rolling Stones , e lá ela conhece Snoppy ( Rafael Rocha) , um jovem musico de baixa renda , que sente os efeitos da ditadura militar na comunidade onde mora.
Esse primeiro encontro é abalado pela presença dos militares que proibem a exibição do filme. Julia procura snoppy para fazer uma materia sobre sua banda eles quase não escondem a atração que sentem um pelo outro , mas eles precisam enfrentar Monique( Débora Lamm), amiga de julia , que gosta de snoppy, mas sobretudo suas diferenças para ficarem juntos.

O roteiro é bem amarrado mas não traz inovaçoes. O filme merece destaque pela trilha sonora repleta de clássicos do rock e pelas referências musicais , além de destacar Dandara Guerra, Lucio Mauro filho e Rafael Rocha , que mostram segurança em suas atuaçoes.