Apostando na força de seus “atores sociais” Coutinho estabelece uma dinâmica
de maneira que seu documentário toma forma através dos depoimentos dos
moradores. É através dos depoimentos que o espectador toma conhecimento da importância
histórica ,social e cultural daquele prédio bem como as histórias folclóricas que
a cercam reforçando seu misticismo.
Há uma curiosidade do documentarista pelas trajetórias de vida daqueles
personagens, construindo um histórico de vida sobre como foram morar naquele
lugar repleto de lendas. Deixando seu entrevistado em posição confortável Eduardo
Coutinho estabelece um ambiente de liberdade proporcionando que os depoimentos
sejam extremamente sinceros e cru em alguns momentos. O papel social de Coutinho
dentro do documentário (além é claro de ele ser o diretor) é a de um buscador e
contador de histórias. É impressionante a maneira com que ele busca e instiga o
entrevistado a revistar o passado e compartilhar suas histórias com
naturalidade e de maneira sutil. Isso contribui para o despudor que os
personagens tem de revelar passagens tristes da sua vida.
Os personagens estabelecem uma relação de cumplicidade com a
câmera(resultado do terreno confortável a que Coutinho expõe seus entrevistados).
Essa relação cúmplice permite ao espectador conhecer mais sobre aquelas pessoas
aquele lugar e a transformação destes.
A forma instigante que o documentário tem exerce uma curiosidade absurda
no espectador. Seja pela forma da direção de Coutinho que é muito limpa(ao
contrário de “Um Lugar ao Sol” de Gabriel Mascaro que bebe em fonte semelhante
mas com proposta extremamente diferente). O filme por si só instiga a acompanhar
aquelas pessoas e suas histórias de maneira parecida a proposta dos Realitys
Shows. “Edifício Master” pode ser encarado dessa forma pelo formato que possui
de acompanhar e retratar vidas alheias ou pelo retratado da degradação daquele
conjugado de apartamentos e seus moradores ou até mesmo pelo passado “marginal”
do lugar. Mas “Edifício Master” é muito mais que um Reality Show, histórias de
seus moradores e etc. É um estudo sociológico da evolução não só daquele lugar
mas da cidade do Rio de Janeiro como um todo.
“Edifício Master” tem um aspecto particularmente interessante que é a revelação
do aparato cinematográfico. Coutinho juntamente com sua equipe nos revela toda
a sua preparação incluindo os instrumentos necessários para realização do
filme. Aqui o “por trás das câmeras” é revelado se tornando um elemento
extremamente rico que engrandece o documentário.
O documentário atinge diversos campos de compreensão. Ao mesmo tempo que
é um filme sobre o retrato de si mesmo e suas histórias, possui um aspecto de
resgate histórico. É também, um filme sobre o outro. Sobre a visão que aquele
morador tem de seu vizinho e do passado daquele local.
“Edifício Master” é uma experiência múltipla. Um filme que propõe um
resgate não só social e histórico mas de si mesmo, do seu interior. É a
possibilidade de recordar suas memórias. Concluindo, “Edifício Master” não é só um documentário é uma experiência de revelação
do aparato cinematográfico.
Esse documentário dele foi um dos principais destaques do Curso O que é um Documentário? no inicio desse ano.
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